Conceitos e estratégias empresariais de adaptação e resiliência
Desde 2013 o FGVces atua com pesquisas e iniciativas para adaptação climática. A partir de 2024, reuniremos esforços para consolidar uma plataforma empresarial a serviço desta agenda, tendo como meta inicial, avanços e articulações para a COP 30. Será um trabalho de longo prazo.
A atual emergência climática demanda a escalada de investimentos em adaptação e gestão de riscos, além de articulação entre atores e ampliação das capacidades adaptativas nos territórios.
As perdas e danos materiais decorrentes dos eventos climáticos serão significativos para o setor empresarial e adaptação passa a ser assunto estratégico. As empresas devem estar melhor preparadas para alocar e gerir recursos, promover articulação e estabelecer parcerias público-privadas.
A partir de 2024, a EPC Adapta atuará com empresas para:
Ampliar o conhecimento
Disponibilização e compartilhamento de conhecimentos, incluindo metodologias, ferramentas e dados climáticos e informações sobre práticas que servem de base para atuação empresarial.
Mobilizar para ação
Consolidação de um grupo engajado, apto a se posicionar e mobilizar seus setores e preparado para adotar medidas de adaptação, não apenas para seus negócios, mas também junto a suas cadeias de valor e territórios de atuação
A iniciativa do FGVces Empresas pelo Clima (EPC) – Eixo de Adaptação tem como objetivo fomentar e apoiar a estruturação de agendas empresariais para a redução de riscos e vulnerabilidades e fortalecimento de capacidades adaptativas diante de eventos climáticos extremos que afetam as operações, cadeias de valor, resultados e relações nos territórios de atuação.