Insights
Academia CEO e FGV In Company realizam debate sobre Liderança, Tecnologia e Inovação
Certamente você já utilizou ou se relacionou com algum serviço oferecido pela empresa em que Dennis Herszkowicz é o CEO. A Totvs possui cerca de 70 mil clientes e é líder brasileira em sistemas e plataformas de tecnologia para digitalização de negócios. Há mais de vinte anos na área corporativa, Dennis foi convidado pela Academia CEO e pelo FGV In Company para falar sobre sua experiência em liderança, tecnologia e inovação.
O debate, realizado na sede da FGV EASP em São Paulo, contou com a participação de Alberto Albertin, professor da FGV EAESP e coordenador do Centro de Estudo de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia) e Antônio Maciel Neto, da Academia CEO. “A ideia desse encontro é trazer lições práticas para os líderes atuais”, explicou Maciel.
Dennis contou que chegou à Totvs no final de 2018 para conduzir a estratégia de crescimento, operação, resultados e gestão de pessoas. Nesse período, a empresa triplicou de valor na B3. Hoje, o executivo tem sob o seu comando dez mil colaboradores e quatro mil franquiados. Apesar de todo sucesso, ele revela que enfrentou muitas dificuldades no início de sua carreira. “Eu trabalhei no mercado financeiro e passei por várias crises como as da Rússia e Ásia e cheguei a abrir uma empresa de e-commerce que não deu certo”. Depois disso, Dennis encontrou uma oportunidade na área corporativa e passou por grandes empresas como a Linux até chegar a Totvs.
Ao ser questionado sobre os desafios relacionados à tecnologia, o executivo explica que o caminho para se adaptar a nova realidade começa por uma mudança de mindset. “A grande maioria das empresas, de pequeno e médio porte, enfrentam ameaças tecnológicas. Mas, acredito que boa parte dessas ameaças podem virar oportunidades”, analisa. Na visão de Dennis, a tecnologia deve fazer parte do negócio. “A tecnologia, quando é bem-feita, acaba sendo intuitiva e presente em quase toda sistemática que é desenvolvida”. Para o executivo, a Inteligência Artificial não é modismo e seu uso vai estar presente em quase todas as organizações. “A IA veio para ficar e é algo disruptivo. Na Totvs nós usamos IA internamente para ganho de produtividade e eficiência no desenvolvimento de códigos, e no processo comercial e de suporte aos clientes”.
Para o professor Alberto Albertin existe um conjunto de fatores, que facilitam a transformação digital nas empresas. Alberto explicou sobre a importância do Observatório da Transformação Digital, ferramenta criada pela FGVcia, para analisar e acompanhar a situação e a evolução do tema nas empresas e na sociedade.
A agenda ESG, sigla para as políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança, também é considerada importante para Dennis e, segundo ele, o ESG tem um aspecto econômico comprovado. “Quanto mais diversa a empresa, maior a chance de encontrar talentos. E do ponto de vista ambiental e da governança, também está comprovado que quanto mais transparentes, corretas e éticas as empresas forem mais valor elas terão”.
Ao tratar das características desejáveis em um líder atual, Dennis ressaltou a importância da flexibilidade. “Quanto mais dogmático, rígido ou conservador o executivo, maior a chance de perder oportunidades”, finalizou.