Insights

Cursos on-line: A oportunidade de ampliar competências e valorizar o seu currículo.
FGV oferece mais de cem cursos gratuitos para quem quer investir no desenvolvimento profissional e pessoal.
Muitas pessoas têm buscado novas formas de aprendizagem seja para ampliar o conhecimento, ou investir em uma nova carreira. Além de ajudar a melhorar o currículo, os cursos on-line oferecem aos participantes a oportunidade de conhecer novas funções, descobrir novas competências e atividades e quem sabe até mudar de carreira.
Desde 2008, a Fundação Getúlio Vargas é membro da OEG – Open Education Global - uma rede de instituições que oferece educação inclusiva e de alta qualidade para alunos em todo o mundo. A FGV foi a primeira instituição de ensino no Brasil a integrar o consórcio de países que oferecem conteúdos e materiais didáticos gratuitos online.
Os cursos on-line da FGV têm um portfólio amplo em diferentes áreas como Economia e Finanças, Gestão de Pessoas, Gerenciamento de Projetos, Marketing e muitas outras. Há opções com diversas cargas horárias, e um conteúdo atual para quem busca qualificação profissional ou conhecimento sobre um assunto específico. Desde que a plataforma foi criada, mais de 16 milhões de pessoas já se inscreveram.
Para quem gosta de finanças, o curso Como fazer investimentos 2, oferecido pelo FGV In Company em parceria com a Icatu Seguros, apresenta e discute métodos que irão ajudar na hora de aplicar o dinheiro. O material, online, oferece conhecimentos essenciais que vão desde os investimentos clássicos até uma carteira mais diversificada e arriscada. Outros cursos relacionados ao assunto de finanças, como por exemplo, Como organizar o orçamento familiar e Como planejar a aposentadoria estão disponíveis na plataforma.
Se a ideia é empreender no mercado financeiro, há um curso específico oferecido pelo FGV In Company e pela Associação Brasileira dos Agentes Autônomos de Investimentos (ABBAI). O objetivo do programa é desenvolver conhecimento sobre o propósito e o perfil empreendedor e ampliar a visão sobre modelo de negócios, relacionamento com sócios, planejamento e gestão sobre perfil no mercado financeiro.
Há, também, temas mais específicos como, por exemplo, o curso Introdução à fonte de energia heliotérmica, realizado em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O estudante vai aprender sobre os fundamentos tecnológicos de uma usina heliotérmica e as oportunidades para o desenvolvimento desse negócio na indústria brasileira.
A FGV oferece uma centena de outros cursos on-line interessantes que podem ser explorados pelos alunos, como Introdução ao tema da liderança, Fundamentos das Relações Internacionais e Motivação nas organizações. A plataforma também disponibiliza assuntos variados, como proteção de dados, cyberbulling, relação entre coaching e mentoring e até como cuidar da saúde física e mental na internet.
Para participar basta fazer um cadastro no site e, ao final, para receber a declaração de conclusão é necessário responder a um pós-teste objetivo obtendo mínimo de 70% de acerto. Além da economia, outra vantagem para quem faz o curso é a flexibilidade de tempo e a praticidade, pois o aluno escolhe quais são os melhores dias e horários para estudar. Por isso, esses cursos têm sido uma importante ferramenta para quem quer se desenvolver profissionalmente e pessoalmente.
Para se inscrever acesse a plataforma de cursos gratuitos neste link.