Insights

FGV Action: educação corporativa na teoria e na prática
O FGV In Company tem como objetivo criar soluções customizadas em educação corporativa para organizações do setor público e privado, contribuindo para o treinamento e desenvolvimento de líderes e seus funcionários.
Dessa forma, o FGV In Company desenvolveu o FGV Action: um programa inovador de aceleração organizacional. Aliando teoria e prática, ele utiliza metodologia de aprendizagem ativa para que gestores possam capacitar suas equipes para desenvolver projetos e resolver problemas, solucionando um desafio estratégico ao fim do processo.
Para quem é o FGV Action?
O FGV Action é para qualquer organização que deseja alcançar um objetivo, se utilizando dos talentos que já fazem parte do seu time. Portanto, oferecemos os insumos necessários para que os próprios funcionários sejam capazes de desenvolver as soluções.
Além disso, o FGV Action é uma iniciativa que procura atender à tendência global de busca por alternativas que aumentem a produtividade, para que seja possível otimizar recursos, obtendo retorno sobre investimento.
Essa necessidade fica explícita na pesquisa realizada pelo Financial Times em 2021, na qual 83% dos Chief Learning Officers (CLO), também chamados diretores executivos de aprendizagem, declararam ter como prioridade investir no desenvolvimento educacional de suas lideranças nos próximos anos. Os principais fatores que influenciam a escolha das instituições de ensino para esse trabalho, segundo a pesquisa, são a customização e o retorno sobre investimento.
E é exatamente isso que oferecemos. Um programa que oferece aprendizado prático, onde seus participantes desenvolvem o know-how necessário e podem aplicá-los futuramente em situações semelhantes.
Como funciona o FGV Action?
O FGV Action é muito simples e, por isso, eficaz e pode ser aplicado em grandes ou pequenas organizações de diferentes ramos de atuação. Ele é adaptado de acordo com o objetivo do cliente.
Programa funciona a partir de squads
Após identificarem qual é o objetivo estratégico a ser trabalhado, que pode ser o desenvolvimento de um novo produto ou a resolução de um problema, por exemplo, a organização deve formar o squad, o que consiste em selecionar três ou quatro funcionários para participar do programa.
Então, os membros do squad participarão de oficinas, onde poderão interagir com outros squads da mesma ou de outras organizações. Essas interações são mais uma forma de trocar conhecimento e fortalecer o aprendizado.
Complementando as oficinas, o squad será orientado por mentores da FGV e todo programa seguirá a metodologia exclusiva do FGV Action, DICA, desenvolvida a partir da abordagem de Project Based Learning (PBL) na qual o aprendizado se dá através de cases, propondo a ação do participante no processo de ensino e aprendizagem.
Entre uma oficina e outra, os participantes deverão cumprir tarefas para o andamento de seu projeto e terão sessões de mentoria por equipe para encontrar os melhores caminhos para chegarem onde desejam.
Quais são as fases da metodologia DICA do FGV Action?
A metodologia de aprendizagem ativa do FGV Action é dividida em quatro fases:
- Descubra: é o primeiro momento, em que os membros do squad devem descobrir oportunidades para alavancar resultados e definir o objetivo do projeto;
- Inove: Os participantes devem explorar e desenhar novas soluções para o desafio estratégico trabalhado;
- Construa: esta é a fase de concretização. Os membros do squad detalham a solução aprovada, criam um plano de mudança e o implanta, caso aplicável;
- Avalie: este é o momento final. Os participantes definem mecanismos de monitoramento e avaliam os resultados de suas ações práticas que direcionam para novos ciclos de evolução.
Ao seguir esses passos, os membros do squad, que vivenciam os desafios da organização onde trabalham diariamente, vão absorver novos conhecimentos e aprender enquanto se tornam agentes de transformação, apresentando soluções palpáveis para sua organização ao final do programa.
FGV Action e Itaú Social: um case de sucesso na educação pública
Uma das ações mais bem-sucedidas do FGV Action foi a parceria com o Itaú Social para ajudar professores da rede pública a desenvolverem os currículos para a educação básica alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atendendo o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) dos Guarás, formado por nove municípios da Região Litoral Norte do Maranhão.
Escrever currículos de todas as disciplinas que contemplassem as necessidades dos alunos dos nove municípios era uma tarefa desafiadora, mas foi concluída com sucesso graças à dedicação dos participantes em colocar a metodologia DICA em prática.
Como a metodologia de aprendizagem ativa DICA foi aplicada no Itaú Social?
Durante a aplicação do programa, os squads eram formados por docentes de cada disciplina que, juntos, participavam das oficinas, onde trocavam experiências e aprendiam com os mentores as habilidades para avaliar suas necessidades e, dessa forma, alcançarem seu objetivo, escrever o documento em conjunto.
Ao final do programa, após descobrirem, inovarem, construírem e avaliarem suas ações, elaboraram o currículo escolar em um documento de mais de 500 páginas.
Assim, os próprios professores que atuam na região, que conhecem as dores de seus alunos, que enfrentam as dificuldades do dia a dia, foram os responsáveis por repensar e criar uma nova forma de ensinar feita especialmente para suas turmas para ser colocada em prática por colegas de profissão.
Assista ao webinar sobre essa parceria aqui.
FGV Action: a solução em educação corporativa que traz resultados
É assim que o FGV Action funciona, fornecendo ferramentas para as organizações desenvolverem seus times de forma prática, dando a eles autonomia para resolver desafios e encontrarem novas soluções.
O FGV Action pode ser feito online, no formato live e, futuramente, esperamos poder voltar a oferecer as oficinas presenciais (nas organizações ou em um campus da FGV) combinadas às mentorias em formato live.