A importância da inovação para a sustentabilidade das organizações

< Voltar

Insights

Grupo de profissionais observam post-its colados em um vidro e discutem sobre o conteúdo
10/11/2021

A importância da inovação para a sustentabilidade das organizações

A inovação é fundamental para a sustentabilidade de qualquer organização. Aquelas que não se renovam tendem a perder sua relevância, podendo até tornarem-se obsoletas.

Porém, por ser um termo muito usado, há certa confusão sobre o que é, de fato, inovação. É comum que o termo seja confundido com invenção, com uma ideia “eureca”, que traz algo completamente novo ou com o uso de soluções tecnológicas. Na verdade, inovação pode ser tudo isso, mas é um conceito que vai além. Uma invenção pode nunca se tornar uma inovação.

É importante entender essas diferenças para que seja possível desenvolver o pensamento inovador em uma organização, beneficiando-se de seus resultados.

Afinal, o que é inovação?

De acordo com os autores José Carlos Barbieri e Antonio Carlos Teixeira Álvares no livro “Organizações Inovadoras”, “as inovações estão presentes em qualquer atividade humana que se renova e se atualiza”. Portanto, inovação não é necessariamente o que é inédito, embora também seja.

No contexto corporativo, a inovação é o que sustenta o crescimento de uma organização. O professor titular da FGV EAESP, Luiz Carlos Di Serio explica “A inovação nasce de é uma ideia, necessita de uma ação (eficiência operacional), que se transforma em resultados”.

Segundo o posicionamento do Centro de Inovação da FGV - EAESP, a inovação é algo que vai resultar na resolução de um problema reconhecido pela sociedade. Por isso, alguns indicadores importantes de Inovação podem ser a geração de patentes ou % de vendas de novos produtos.

Assim, inovações costumam ser de dois tipos:

  • Inovações incrementais: também denominadas sustentadoras, não alteram o modelo de negócio. Melhorias constantes são feitas sem que se crie algo completamente novo. Exige participação e disciplina dos colaboradores e das lideranças, pois devem ser constantes.
     
  • Inovações disruptivas: responde a demandas negligenciadas no mercado, criando um novo modelo de negócio e mudando hábitos de consumo. 

No geral, as inovações incrementais são mais predominantes, pois a tendência é que uma organização continue aprimorando seus processos, produtos e serviços dentro no mesmo modelo de negócio.

Bons exemplos de organizações que fazem inovações incrementais é o Google, a Microsoft e as empresas do setor automobilístico. Quando o Google lançou o sistema de busca, ele trouxe uma nova forma de navegar na internet. Entretanto, ao longo dos anos, se manteve inovador de forma incremental, melhorando os produtos e serviços que já oferecia.

Saiba mais: Webinar | Dimensões da Inovação

Quais são os desafios de inovar?

Segundo o professor Luiz Carlos Di Serio, no geral, a resistência à mudança costuma aparecer dentro das próprias organizações. Mudar a cultura da empresa, engajando liderança e seus times é o primeiro passo para superar esse obstáculo.

Além disso, no Brasil, ainda temos a questão de power distance, que é uma disparidade de poder entre líderes e os colaboradores que estão sob sua liderança. Isso gera uma dinâmica onde um manda e os outros obedecem, o que impede ou inibe o desenvolvimento de uma atitude inovadora, no sentido de termos uma atitude mais participativa.

Outro entrave é o fato de que inovações incrementais exigem disciplina e constância de forma espontânea. Para que uma organização se torne verdadeiramente inovadora, a busca por soluções deve ser contínua.

Saiba mais: Webinar | Inovação na prática: caminhos para fazer a inovação acontecer

Mudanças na cultura organizacional como caminho para inovação

Para romper barreiras e tornar uma organização inovadora, é necessário transformar sua cultura organizacional, como explica o professor Luiz Carlos Di Serio: “A cultura organizacional pressupõe a criação de um ambiente que valoriza a participação das pessoas. É preciso estimular as pessoas a participarem e para isto a liderança deve viabilizar um meio inovador interno”.

A inovação começa com os antecedentes, que são a mudança de mindset dos líderes e dos demais colaboradores. Assim, todos se sentem parte da organização e estão confortáveis em propor novas soluções seja nos produtos, serviços ou processos.

Quer estimular a inovação na sua organização?

A inovação é uma forma de estimular a competitividade de maneira sustentável. Para criar um meio inovador interno, você pode contar com o FGV In Company.

Criamos soluções em educação corporativa baseadas nas necessidades da sua organização, seja ela pública ou privada.

Para saber mais, clique aqui.
 

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.