Martechs: A tecnologia aliada as estratégias de marketing.

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Insights

Martechs: A tecnologia aliada as estratégias de marketing.

Como obter vantagem competitiva em marketing neste novo contexto? 

No passado a melhor forma de conquistar os consumidores era através de anúncios em televisão, revistas e jornais. Hoje, com ajuda da tecnologia, o marketing pode fazer muito mais. Essa é a grande transformação causada pelas Martechs (união do marketing e tecnologia). A combinação desses universos tem conquistado cada vez mais o mercado. O sucesso não é à toa, já que o principal foco das Martechs é levar cada vez mais tecnologia para dentro das organizações. A vantagem é que esse sistema facilita processos, aproxima as marcas dos consumidores, ajuda a concretizar vendas e a descobrir as necessidades e desejos do público-alvo.

É por meio de ferramentas de automação e inteligência artificial, por exemplo, que elas conseguem fazer o uso da inteligência de dados e a partir disso, oferecer experiências positivas aos consumidores e marcas. A geração de dados tem um papel fundamental para o Marketing na tomada de decisões. Ao contratar uma Martech, por exemplo, as organizações conseguem ganhar mais tempo para focar em atividades que colaborem mais assertivamente com o resultado das ações. Os processos são integrados e o retorno sobre os investimentos são mais importantes do que nunca. Com a tecnologia é possível que isso seja feito em escala.

 A partir da visão de um perfil único, as martechs mergulham nos fatos que vão ser decodificados em mais experiências, fortalecendo o relacionamento e a conversão, gerando maiores possibilidades de engajamento para os consumidores e maior potencial de impacto financeiro para as marcas.

Nos últimos dois anos no Brasil houve um crescimento significativo de Martechs. Uma pesquisa produzida pela Marketing Mobile Association em parceria com a Hibou, empresa de monitoramento de mercado, revela que o Brasil possui mais de mil e setecentas Martechs. A fórmula de sucesso dessas empresas é a praticidade, aliada a expertise do Marketing com o apoio da tecnologia. No entanto, é preciso ter cuidado, especialistas do setor ressaltam que o fracasso ou sucesso dessas soluções vão muito além da tecnologia.

FOCO NO CLIENTE E NA GESTÃO - As vantagens de uma relação próxima com os clientes e uma gestão mais eficiente

A relação marca e consumidor é fundamental e deve ser construída sobre uma base sólida e de confiança. Quando o consumidor confia na organização, o caminho para as vendas e a fidelização do cliente é muito mais fácil. As estratégias são amplas e vão desde o uso de sites e-commerces, e-mails marketing, mensagens personalizadas, newsletters, e, mais que isso, passam a oferecer conteúdo relevante que conquistam e engajam o cliente.

Além do foco nos clientes, também é possível promover melhorias nas organizações em outros departamentos. Hoje, existem ferramentas especialmente direcionadas para a gestão e administração de estoque, vendas, atendimento e até mesmo de equipes. Mesmo com profissionais capacitados, é importante que as empresas tenham ferramentas de gestão e sejam eficientes. Seja para otimizar a produtividade ou organizar processos durante a execução de projetos.

O professor da FGV e especialista em Ciência de Dados, Mateus Lopes, explica que diversas tecnologias são lançadas diariamente, e as organizações precisam estar atualizadas para poder incluí-las em seus projetos. Esses softwares se tornaram essenciais à medida que a forma de comunicação com os consumidores ficou espalhada em diversos pontos físicos e digitais. Mateus ressalta que cada organização tem uma demanda específica e que os projetos e a combinação de produtos podem e devem variar para atender essa demanda.  “Os produtos podem variar desde softwares de coleta de comportamento anônimo (como o Adobe Analytics e/ou Google Analytics), orquestração de réguas de comunicação (como o Adobe Campaign/Journey Optimizer, SalesForce MKT Cloud, Oracle Responsys) ou personalização de sites e aplicativos (como o Adobe Target, Google Optimize, VWO)”, explica.

Soluções para desafios estratégicos da sua organização: conheça o FGV Action Martech

Com ampla experiência nessa área de Ciência de Dados, Mateus Lopes é um dos professores do programa FGV Action Martech, desenvolvido pelo FGV In CompanyO programa é focado na construção de um projeto para enfrentar os desafios reais de uma organização, que tem uma metodologia estruturada na abordagem prática”, explica.  Segundo Mateus, o curso está alinhado com o que existe de mais moderno no mercado. “O nosso objetivo é resolver os desafios do negócio e apoiar as organizações a transcenderem a transformação digital com base no uso de inteligência artificial e ferramentas de Martech”.  

O FGV Action Martech é destinado a Executivos, Profissionais de Marketing, Estratégia e Planejamento, Profissionais de TI, Gerentes de Projeto, Agências de Propaganda e Empreendedores. Mateus ressalta que a metodologia é focada na prática, com utilização de cases, frameworks de mercado, com desenvolvimento de dinâmicas e sessões de mentoria para aperfeiçoamento dos projetos.

O programa tem a duração aproximada de sete semanas (dois meses) e está estruturado em quatro fases:  A primeira começa com a descoberta de oportunidades para alavancar os resultados e a definição de objetivos; em seguida, o trabalho envolve o desenho de novas soluções e desafios; na terceira etapa os participantes atuam na criação de um plano de mudança e implantação (quando for possível) e por último é realizada uma avaliação dos resultados.

Em todas as etapas os participantes vão ter a oportunidade de aprender com profissionais do setor a criar estratégias e escolher as melhores ferramentas para melhorar a atuação do Marketing e gerar mais resultados para o negócio.

Segundo o professor, as organizações precisam estar preparadas para atuar em um cenário de constante transformação.

A pandemia forçou uma adaptação a qualquer custo e hoje é possível realizar centenas de serviços que antes você só poderia experimentar presencialmente (especialmente no setor público).  Apesar do investimento em muitas plataformas e uma assustadora variedade de produtos, muitas empresas ainda não se acertaram nessa equação. Esse é um dos principais objetivos do nosso curso”, conclui Mateus.

Quer saber mais sobre o programa FGV Action Martech? Acesse o material completo aqui.  Confirma também nosso webinar sobre o assunto https://youtu.be/FkKrcaHjZ5Q