Insights
Método de Casos na Educação Corporativa: Desenvolvendo competência crítica e criativa para atuar em ambientes complexos na era da IA
As suas estratégias de capacitação desenvolvem nos participantes habilidades como diferenciar, organizar, desenvolver, julgar e decidir em ambientes de complexidade e incerteza?
Você pode aplicar treinamentos assim utilizando o Método do Casos.
O método tem sido utilizado com sucesso há décadas nas melhores escolas de negócios do mundo. Ensinar com casos significa estar aberto a fazer perguntas e confiar que os participantes discutirão, farão julgamentos, mesmo diante da incerteza e da informação incompleta, e terão em conta as perspectivas dos seus colegas.
Os casos empresariais descrevem situações reais do mundo dos negócios, uma vez que temos personagens enfrentando um desafio e que precisam tomar uma decisão complexa. Os casos dão aos participantes a oportunidade de analisar, diagnosticar e de construir argumentos para diferentes posições.
O método permite ainda o desenvolvimento de habilidades como:
- negociação,
- argumentação no debate,
- resolução de problemas e de conflitos,
- trabalho em equipe,
- cooperação e
- persuasão.
Sua essência está no “como os participantes aprendem”, colocando-os como protagonistas do processo e contribuindo para o desenvolvimento da capacidade crítica e criativa, essenciais para o sucesso no contexto atual do mundo dos negócios.
Nesse sentido, desenvolvemos no FGV In Company o curso “Método de Casos na Educação Corporativa: Desenvolvendo competência crítica e criativa para atuar em ambientes complexos na era da IA”. Este programa apoia profissionais de T&D, docentes da área de negócios e multiplicadores internos, que desejam desenvolver habilidades práticas para usar caso de ensino em seus treinamentos.
Trata-se de um programa cujo foco está na compreensão dos ganhos, no processo de ensino-aprendizagem, no uso do método do caso e nos papéis e expectativas do instrutor e do participante, bem como na aplicação das melhores práticas para iniciar uma discussão de caso, incluindo a elaboração de boas perguntas.
Neste programa também discutiremos os fundamentos do processo de ensino-aprendizagem e os estilos de aprendizagem/meta-aprendizagem.
Neste programa utilizamos casos de ensino da Revista Brasileira de Casos de Ensino – GVCasos, um recurso open source, bem como abordamos o processo de escrita de casos de ensino de excelência.
PARA QUEM É O PROGRAMA?
Projetado para organizações que buscam qualificar seus colaboradores (profissionais de T&D, docentes e multiplicadores internos) envolvidos com o processo de aprendizagem organizacional. Essas organizações poderão inscrever seus profissionais.
Público-alvo:
- Instrutores de Universidades Corporativas;
- Profissionais da área de treinamento e desenvolvimento; e
- Lideranças envolvidas com o processo de aprendizagem organizacional e/ou gestão do conhecimento.
COMPETÊNCIAS
- Facilitar a discussão de casos em ações de treinamento e desenvolvimento, questionando, ouvindo e respondendo aos participantes, além de gerenciar a interação entre eles;
- Criar materiais que complementam casos tradicionais disponíveis.
- Avaliar a aprendizagem dos participantes;
- Lidar com desafios comuns na discussão de casos, como comportamentos inesperados e/ou indesejados dos participantes; e
- Preparar o ambiente de treinamento e desenvolvimento para uma discussão de caso, planejando a aula e fazendo uso de forma eficaz do espaço-tempo;
Artigo escrito por Gisele Walczak Galilea, professora da FGV EAESP


