Plataforma “Acelera Coração” oferece cursos e MBA executivo customizado em parceria com a FGV

< Voltar

Insights

Plataforma “Acelera Coração” oferece cursos e MBA executivo customizado em parceria com a FGV

Entusiasmo e paixão são características marcantes do Grupo 3corações. A empresa, iniciou suas atividades com a venda de café em grão cru em 1959, em São Miguel, no Rio Grande do Norte. Ao longo das últimas décadas, cresceu, diversificou seu portfólio de produtos e se consolidou com uma cultura forte e humanizada. Atualmente, o Grupo possui 8,5 mil colaboradores e é líder nacional nos segmentos de café torrado e moído e cappuccino e comercializa mais de 30 marcas de produtos, presentes em mais de 500 mil pontos de venda no país.

Para acompanhar esse crescimento e enfrentar os desafios, a empresa decidiu investir na formação de novos líderes. O programa virou realidade em junho de 2019, com o início do MBA Executivo em Liderança e Gestão Estratégica desenvolvido em parceria com o FGV In Company. Segundo Denize Dutra, coordenadora acadêmica do MBA da FGV, é importante entender a cultura e os desafios da organização para criar um curso totalmente customizado. “Em primeiro lugar, a gente precisa saber o objetivo da empresa e, só depois, escolhemos as disciplinas que agregam mais valor ao programa”, afirma.

Além disso, Denise explica que o curso abordou temas importantes da gestão estratégica e liderança de pessoas, numa perspectiva contemporânea conectada com as principais tendências de futuro. Os alunos aprenderam questões relacionadas a logística, marketing, transformação digital e Indústria 4.0. “Além dos desafios do presente, é preciso preparar esses líderes para o futuro, visando à sustentabilidade do negócio”. Para criar o conteúdo customizado, a equipe acadêmica fez uma verdadeira imersão na cultura da 3corações, visitando fábricas e se reunindo com os executivos para entender as necessidades de cada negócio.

Na 3corações, o curso integra uma plataforma intitulada Acelera Coração, que reforça o compromisso da empresa com os novos líderes. Ao todo, 75 colaboradores de diferentes áreas, como Comercial, Logística, Recursos Humanos, Finanças concluíram as duas turmas do MBA.

A colaboradora Virgínia Santiago fez parte da primeira turma. Na época, ela atuava como supervisora de Recursos Humanos na área de atração e retenção de talentos. “Naquele momento, a companhia passava por uma grande reestruturação da área de TI e eu fui desafiada a assumir temporariamente a gestão geral da área”, conta Virgínia que ao longo do programa foi promovida à Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Grupo. “O programa representou grandes ganhos para a minha carreira, me tirou da zona de conforto e ampliou minha visão sobre gestão”, comenta.  

Um dos diferenciais do programa é o envolvimento dos executivos da 3corações, que participam desde o processo de seleção dos alunos até a escolha e o acompanhamento dos projetos selecionados. Danísio Barbosa, Diretor de Finanças comemora os resultados. O executivo conta que percebeu mudanças no perfil de atuação dos líderes que fizeram o curso. “Nós procuramos selecionar pessoas com potencial de desenvolvimento e entrega e temos vários exemplos de colaboradores que aprenderam novas técnicas e estão aplicando esses ensinamentos e abordagens de gestão e planejamento de futuro”.

Para concluir a formação, os participantes apresentaram projetos com soluções que trouxeram mais agilidade e inovação às operações da empresa. Um deles, implantado com sucesso, foi a criação de transit points - conhecidos como pontos de trânsito - que foram instalados em locais estratégicos próximos aos centros de distribuição e aos clientes. Roney Cavalcanti, Gerente de Operações Logísticas, e autor do projeto, explica que a empresa tinha dificuldades em atender algumas cidades distantes no interior. “A nossa equipe conseguiu construir um modelo que, em menos de seis meses, foi replicado e nós implantamos 14 transit -points e, com isso, reduzimos em 50% o tempo de serviço”.

Segundo Roney, depois da criação dos trasit points o tempo de entrega em algumas cidades do interior passou a ser o mesmo que o das grandes capitais. “A gente passou a quebrar paradigmas, e a ter metas diferenciadas que antes que eram impossíveis de pensar. Então, o projeto foi um sucesso e, para mim, foi uma grande oportunidade estar em uma instituição renomada como a FGV”, finaliza.