Liderança Feminina em Negócios

Invista no futuro da sua organização com o Programa de Liderança Feminina

Este programa foi criado especialmente para empresas que desejam investir no crescimento e na capacitação de suas colaboradoras, expandindo suas habilidades de liderança, conhecimento em gestão empresarial e competências para superar vieses inconscientes que limitam seu progresso em carreiras executivas ou no empreendedorismo.

Composto por três grandes módulos: Estratégia Corporativa e de Negócios, Finanças Corporativas, e Liderança e Gestão de Equipes, as participantes desenvolvem competências críticas para o desenvolvimento de negócios, integrando teoria e prática. Por ser um programa corporativo oferecido em turmas fechadas, é possível adaptá-lo às necessidades específicas da sua organização e do seu público.

OBJETIVOS:

  • Desenvolver a capacidade de gestão estratégica de negócios, ampliando a compreensão das dinâmicas de geração e captura de valor, bem como da formulação e execução de estratégias;

  • Discutir as principais tendências de transformação digital dos negócios e evolução da tecnologia;

  • Desenvolver seu estilo de liderança e capacidade de gestão de pessoas em ambientes de alta performance;

  • Aprender a cultivar relacionamentos, conexões e interações que alavanquem o crescimento de negócios e ajudem a alcançar seus objetivos de carreira e empresariais;

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo 1 - Estratégia Corporativa e de Negócios

As participantes irão aprender sobre o conceito de estratégia e como aplicar o pensamento estratégico no contexto empresarial. O foco será na geração e captura de valor, além da administração estratégica e do alinhamento estratégico. Serão explorados os processos de definição de missão, visão, valores, políticas e diretrizes, essenciais para orientar a direção da empresa. A análise do ambiente externo será abordada, com ênfase na identificação de cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Por fim, o módulo cobrirá a execução da estratégia e o desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores de desempenho, garantindo que as ações tomadas estejam alinhadas com os objetivos estratégicos da organização.

 

Módulo 2 – Finança Corporativas 

Neste módulo, as participantes terão uma visão geral de finanças voltada para gestores, começando com a matemática financeira aplicada, incluindo conceitos como o valor do dinheiro no tempo, juros compostos e a transformação de taxas. Serão ensinadas técnicas para determinar o fluxo de caixa livre, essencial para avaliar a viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Os métodos de análise de viabilidade econômica serão aprofundados, abrangendo o valor presente líquido (VPL), a taxa interna de retorno (TIR) e os períodos de payback simples (PBS) e descontado (PBD). Além disso, o módulo abordará os fundamentos da avaliação de empresas e a relação risco versus retorno, utilizando modelos como o CAPM e o custo médio ponderado de capital.

 

Módulo 3 - Liderança e Gestão de Equipes

Neste módulo, será explorado o papel da liderança e a identificação de diferentes estilos de liderança, além de estratégias para motivação e engajamento das equipes. A gestão de conflitos será abordada, juntamente com a compreensão de cultura e mudança organizacionais e seus impactos nos estereótipos de gênero. Serão discutidas as formas conscientes e inconscientes em que os estereótipos de gênero influenciam a liderança nas organizações. O curso também abordará como atuar estrategicamente no exercício de influência para promover a equidade de gênero, técnicas de influência e o processo de comunicação interpessoal. A importância do networking organizacional será enfatizada, assim como a análise de práticas e processos de carreira impactados pelos vieses de gênero, aprofundando-se em alternativas e caminhos possíveis para superá-los.

MÓDULO 1

Estratégia Corporativa e de Negócios​ (aulas online ao vivo)​

  • Conceito de estratégia

  • Pensamento estratégico

  • Geração e Captura de Valor

  • Administração estratégica e alinhamento estratégico

  • Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes

  • Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças

  • Execução da Estratégia

  • Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores.

 

Workshop (online ao vivo)​

  • Os principais avanços tecnológicos no mundo e os desafios de negócios neste cenário. 

  • Modelos de negócio e a aceleração digital

  • Informatização da vida cotidiana: cibercultura. Impacto dos modelos de trabalho para as pessoas na organização.

 

Ao final deste módulo a participante será capaz de:​

  • ​Tomar decisões estratégicas à luz dos desafios contemporâneos.​

  • Determinar a amplitude e foco de atuação de um negócio​

  • Diagnosticar ameaças e oportunidades do mercado​

  • Formular o planejamento estratégico com base na proposta de valor da empresa​

  • Analisar a empresa de forma sistêmica para a geração de valor no curto, médio e longo prazos​

  • Controlar a execução da estratégia​

MÓDULO 2

Finanças Corporativas​ (aulas online ao vivo)​

  • Visão geral de finanças para gestores

  • Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas)

  • Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento

  • Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD)

  • Fundamentos da avaliação de empresas

  • Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital)

 

Ao final deste módulo a participante será capaz de:​

  • ​Aplicar o conceito financeiro de valor ao processo decisório​

  • Aplicar o conceito de juros compostos à realidade dos negócios​

  • Avaliar o fluxo de caixa de um projeto de investimento e a sensibilidade às mudanças em suas variáveis​

  • Analisar a viabilidade econômico-financeira de um projeto de investimento​

  • Escolher entre diferentes opções de investimento, levando em conta o risco e o valor de um negócio

MÓDULO 3

Liderança e Gestão de Equipes​ (aulas presencias)​

  • O papel da liderança

  • Identificação de estilos de liderança

  • Motivação e engajamento

  • Gestão de conflitos

  • Cultura e mudança organizacionais e seus impactos nos estereótipos de gênero

  • Formas conscientes e inconscientes da atuação dos estereótipos de gênero na liderança das organizações

  • Atuando estrategicamente no exercício de influência para equidade de gênero

  • Técnicas de influência e o processo de comunicação interpessoal

  • O relevante papel do networking organizacional

  • Analisando práticas e processos de carreira impactados pelos vieses de gênero

  • Aprofundando alternativas e caminhos possíveis.​

 

Ao final deste módulo a participante será capaz de:​

  • Liderar equipes em ambientes dinâmicos​

  • Identificar as principais competências demandadas em si e nos integrantes da equipe​

  • Estruturar e implementar políticas e práticas de desenvolvimento e engajamento da equipe​

  • Analisar e agir sobre os fatores de gênero que influenciam o desempenho pessoal considerando a cultura organizacional​

  • Comunicar-se de maneira assertiva no contexto empresarial​

  • Lidar com vieses inconscientes e barreiras culturais nas organizações na relação dos estereótipos de gênero ​

  • Desenvolver redes de relacionamento​

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