Invista no futuro da sua organização com o Programa de Mulheres na Liderança em negócios
Este programa foi criado especialmente para empresas que desejam investir no crescimento e na capacitação de suas colaboradoras, expandindo suas habilidades de liderança, conhecimento em gestão empresarial e competências para superar vieses inconscientes que limitam seu progresso em carreiras executivas ou no empreendedorismo.
Composto por três grandes módulos: Estratégia Corporativa e de Negócios, Finanças Corporativas, e Liderança e Gestão de Equipes, as participantes desenvolvem competências críticas para o desenvolvimento de negócios, integrando teoria e prática. Por ser um programa corporativo oferecido em turmas fechadas, é possível adaptá-lo às necessidades específicas da sua organização e do seu público.
OBJETIVOS:
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Desenvolver a capacidade de gestão estratégica de negócios, ampliando a compreensão das dinâmicas de geração e captura de valor, bem como da formulação e execução de estratégias;
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Discutir as principais tendências de transformação digital dos negócios e evolução da tecnologia;
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Desenvolver seu estilo de liderança e capacidade de gestão de pessoas em ambientes de alta performance;
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Aprender a cultivar relacionamentos, conexões e interações que alavanquem o crescimento de negócios e ajudem a alcançar seus objetivos de carreira e empresariais;
Módulo 1 - Estratégia Corporativa e de Negócios
As participantes irão aprender sobre o conceito de estratégia e como aplicar o pensamento estratégico no contexto empresarial. O foco será na geração e captura de valor, além da administração estratégica e do alinhamento estratégico. Serão explorados os processos de definição de missão, visão, valores, políticas e diretrizes, essenciais para orientar a direção da empresa. A análise do ambiente externo será abordada, com ênfase na identificação de cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Por fim, o módulo cobrirá a execução da estratégia e o desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores de desempenho, garantindo que as ações tomadas estejam alinhadas com os objetivos estratégicos da organização.
Módulo 2 – Finança Corporativas
Neste módulo, as participantes terão uma visão geral de finanças voltada para gestores, começando com a matemática financeira aplicada, incluindo conceitos como o valor do dinheiro no tempo, juros compostos e a transformação de taxas. Serão ensinadas técnicas para determinar o fluxo de caixa livre, essencial para avaliar a viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Os métodos de análise de viabilidade econômica serão aprofundados, abrangendo o valor presente líquido (VPL), a taxa interna de retorno (TIR) e os períodos de payback simples (PBS) e descontado (PBD). Além disso, o módulo abordará os fundamentos da avaliação de empresas e a relação risco versus retorno, utilizando modelos como o CAPM e o custo médio ponderado de capital.
Módulo 3 - Liderança e Gestão de Equipes
Neste módulo, será explorado o papel da liderança e a identificação de diferentes estilos de liderança, além de estratégias para motivação e engajamento das equipes. A gestão de conflitos será abordada, juntamente com a compreensão de cultura e mudança organizacionais e seus impactos nos estereótipos de gênero. Serão discutidas as formas conscientes e inconscientes em que os estereótipos de gênero influenciam a liderança nas organizações. O curso também abordará como atuar estrategicamente no exercício de influência para promover a equidade de gênero, técnicas de influência e o processo de comunicação interpessoal. A importância do networking organizacional será enfatizada, assim como a análise de práticas e processos de carreira impactados pelos vieses de gênero, aprofundando-se em alternativas e caminhos possíveis para superá-los.
Estratégia Corporativa e de Negócios (aulas online ao vivo)
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Conceito de estratégia
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Pensamento estratégico
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Geração e Captura de Valor
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Administração estratégica e alinhamento estratégico
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Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes
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Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças
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Execução da Estratégia
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Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores.
Workshop (online ao vivo)
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Os principais avanços tecnológicos no mundo e os desafios de negócios neste cenário.
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Modelos de negócio e a aceleração digital
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Informatização da vida cotidiana: cibercultura. Impacto dos modelos de trabalho para as pessoas na organização.
Ao final deste módulo a participante será capaz de:
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Tomar decisões estratégicas à luz dos desafios contemporâneos.
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Determinar a amplitude e foco de atuação de um negócio
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Diagnosticar ameaças e oportunidades do mercado
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Formular o planejamento estratégico com base na proposta de valor da empresa
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Analisar a empresa de forma sistêmica para a geração de valor no curto, médio e longo prazos
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Controlar a execução da estratégia
Finanças Corporativas (aulas online ao vivo)
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Visão geral de finanças para gestores
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Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas)
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Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento
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Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD)
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Fundamentos da avaliação de empresas
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Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital)
Ao final deste módulo a participante será capaz de:
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Aplicar o conceito financeiro de valor ao processo decisório
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Aplicar o conceito de juros compostos à realidade dos negócios
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Avaliar o fluxo de caixa de um projeto de investimento e a sensibilidade às mudanças em suas variáveis
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Analisar a viabilidade econômico-financeira de um projeto de investimento
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Escolher entre diferentes opções de investimento, levando em conta o risco e o valor de um negócio
Liderança e Gestão de Equipes (aulas online ao vivo)
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O papel da liderança
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Identificação de estilos de liderança
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Motivação e engajamento
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Gestão de conflitos
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Cultura e mudança organizacionais e seus impactos nos estereótipos de gênero
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Formas conscientes e inconscientes da atuação dos estereótipos de gênero na liderança das organizações
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Atuando estrategicamente no exercício de influência para equidade de gênero
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Técnicas de influência e o processo de comunicação interpessoal
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O relevante papel do networking organizacional
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Analisando práticas e processos de carreira impactados pelos vieses de gênero
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Aprofundando alternativas e caminhos possíveis.
Ao final deste módulo a participante será capaz de:
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Liderar equipes em ambientes dinâmicos
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Identificar as principais competências demandadas em si e nos integrantes da equipe
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Estruturar e implementar políticas e práticas de desenvolvimento e engajamento da equipe
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Analisar e agir sobre os fatores de gênero que influenciam o desempenho pessoal considerando a cultura organizacional
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Comunicar-se de maneira assertiva no contexto empresarial
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Lidar com vieses inconscientes e barreiras culturais nas organizações na relação dos estereótipos de gênero
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Desenvolver redes de relacionamento