FGV In Company e Exército firmam acordo para capacitação na área de política e estratégia

Notícias

08/08/2023

O FGV In Company realizou no dia 19 de julho de 2023 a abertura da turma internacional do curso de MBA Executivo em Administração: Estudos Políticos e Estratégicos com a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). A capacitação tem por objetivo desenvolver e ampliar os conhecimentos nas áreas de política, estratégia, geopolítica e relações internacionais para aplicação em contextos organizacionais complexos, sujeitos a processos de mudanças contínuas, aplicado à problemática da Defesa Nacional.

A turma é formada por oficiais brasileiros e estrangeiros vindos dos seguintes países: África do Sul, Espanha, Guatemala, Nigéria, México e Paquistão. A aula magna foi proferida pelo presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, nas instalações da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE) no Rio de Janeiro.

O Curso Internacional de Estudos Estratégicos (CIEE) é considerado estratégico para o Exército, que contribui de forma importante em prol das ações internacionais do País. Nivaldo Leitão Machado, superintendente de Planejamento Estratégico da FGV e coordenador do CIEE explica que o conteúdo é desenhado de acordo com as necessidades da instituição: “O objetivo é promover o intercâmbio de conhecimento e experiências, nas áreas de política e estratégia, com militares de nações amigas e preparar oficiais, nacionais e estrangeiros, para o assessoramento de alto nível nos escalões das Forças Armadas de seus países”. Nivaldo destaca ainda que o curso também proporciona uma rede de comunicação e relacionamento com alto grau de confiança.

O coordenador do curso na ECEME, Coronel Marcos Antonio Soares de Melo ressaltou a importância do ensino da FGV e a qualidade dos professores, o que eleva o nível do curso e aceitação por parte dos alunos, que receberão 2 diplomas, um civil da FGV e outro militar da ECEME.

Participaram da abertura o diretor FGV EBAPE, Flávio Vasconcelos, Nivaldo Leitão Machado, coordenador do curso na FGV e o coronel Marcos Antonio Soares de Melo, coordenador do curso na ECEME.