Notícias
FGV e Secretaria da Fazenda do Piauí concluem MBA em Gestão Pública Fazendária para servidores
O curso é voltado à atuação prática profissional e visa ajudar a melhorar a competência técnica e profissional dos servidores qualificados.
No dia 11 de novembro, foi realizada a Cerimônia de Formatura dos Servidores da Secretaria da Fazenda (Sefaz-PI) que participaram do MBA Executivo em Gestão Pública Fazendária, ministrado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e financiado com recursos do Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil (PROFISCO II). O evento aconteceu na Escola Fazendária, em Teresina, no Piauí.
“Essa capacitação faz parte da formação contínua dos nossos servidores, que é algo muito importante para trazer melhorarias na qualidade dos serviços prestados pela Sefaz a todos os cidadãos piauienses. Vocês estão de parabéns por concluírem o curso e, principalmente, por trazerem sugestões de melhorias para a nossa administração pública fazendária do Piauí”, afirma o secretário da Fazenda, Emílio Júnior.
Participaram do MBA 50 servidores Fazendários, entre auditores fiscais e agentes estaduais de Tributos que trabalham em diversas diretorias da Sefaz (UNITRAN, UNIFIS, UNITEC e GRINCOT). Ao final da qualificação, os servidores apresentaram como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sugestões para melhorias na Sefaz-PI e na arrecadação estadual, sendo apresentados um total de sete Projetos Inovadores em Gestão Pública Fazendária. São eles:
- Dação em Pagamento: uma Alternativa para a Extinção de Créditos Tributários
- Impactos das Variáveis Econômicas na Arrecadação de ICMS
- Trabalho Remoto e Qualidade de Vida dos Servidores Públicos
- Maturidade Tecnológica na Secretaria da Fazenda do Piauí
- Combate à Sonegação Fiscal: o papel de engajamento das Equipes de Fiscalização
- Análise Objetiva da Renúncia Fiscal do ICMS na Indústria Agropecuária do Piauí
- Capacitação dos Servidores da Unitran/SEFAZ-PI
O curso de Pós-Graduação lato sensu é voltado à atuação prática profissional e visa ajudar a melhorar a competência técnica e profissional desses servidores qualificados, contribuindo para aperfeiçoar o trabalho na Sefaz e ainda ajuda a melhorar a fiscalização e a arrecadação estadual.
“O MBA patrocinado pela Secretaria da Fazenda tem por objetivo capacitar os servidores Fazendários, melhorando o desempenho desses servidores e contribuindo também para atuarem em processos de melhorias da administração pública, seja nas auditorias fiscais, na área da tecnologia da informação ou de fiscalização de mercadorias em trânsito”, afirma o Superintendente de Gestão da Sefaz, Cristovam Cruz.
Durante a solenidade, dois servidores da Sefaz foram homenageados, sendo estes, os auditores fiscais Orlando Barbosa Paes Filho e Luiz Eduardo Riegel. Eles foram laureados, receberam a honraria por se destacarem, durante o MBA, no âmbito acadêmico, com contribuições notáveis.
“O curso foi importante tanto no aspecto humano quanto técnico. Nós tivemos contato com diversas ferramentas de programação e análise de dados e isso é muito importante para todo o nosso trabalho na SEFAZ. Como nós lidamos com números, agora temos todas as ferramentas para desenvolver um trabalho mais eficiente”, comenta Orlando Barbosa Paes Filho, um dos homenageados.
A agente estadual de tributos, Lilianne Nonato, que também fez o MBA, ressaltou a importância da capacitação para aprimorar o trabalho na Sefaz. “É muito importante estarmos sempre nos capacitando, adquirindo novos conhecimentos, para que isso agregue valor ao nosso trabalho. Esse curso abrangeu novos conhecimentos na área de tecnologia, que hoje em dia são fundamentais para nossa atuação no serviço fazendário”, comenta Lilianne Nonato.
O MBA em Gestão Fazendária foi desenvolvido em dois módulos Políticas Públicas e Gestão e Inteligência Fiscal (DATA ANALYTICS). É financiado com recursos do Profisco II, na ordem de R$ 889,92 mil, que é uma linha de crédito condicional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aos Estados e ao Distrito Federal para financiamentos de projetos de melhoria da administração das receitas e da gestão fiscal, financeira e patrimonial dos estados brasileiros.