Notícias

Gestão Governamental: MBA executivo forma líderes da administração federal na área de gestão pública
A Fundação Getulio Vargas sediou o evento de encerramento do MBA Executivo em Planejamento, Financiamento e Governança Pública, promovido em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e o Ministério das Cidades. O evento ocorreu no dia 10 de agosto de 2023, no auditório da FGV.
Participaram do encontro o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha e o secretário-executivo, substituto, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Tito Livio Pereira Queiroz e Silva enriquecendo o evento com suas visões e perspectivas sobre a importância da qualificação dos servidores para o futuro da gestão governamental. Também prestigiaram o evento o Diretor de Administração do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Alexandre Wessner Kapper e Coordenadora-Geral de Gestão de Pessoas do Ministério das Cidades, Deburah Carneiro de Mendonça Melo.
Estiveram presentes também o Coordenador Acadêmico do Curso, Mauro Santos Silva, a Executiva de Contas do FGV In Company, Jussara Resende de Almeida e a Coordenadora de Projetos Juliana Prado Sanches.
Durante o MBA Executivo, os participantes obtiveram uma compreensão sólida de conceitos e práticas modernas de gestão governamental, adquirindo uma visão abrangente sobre inovação no âmbito das ações e dos programas. Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer os instrumentos associados à elaboração e gestão de projetos, bem como a gestão orçamentária e financeira das ações e programas governamentais.
O curso teve como objetivo capacitar os participantes com uma visão estratégica relacionada às organizações governamentais, além de fornecer entendimento sobre os procedimentos de governança e gestão de riscos. Ao longo do MBA, os servidores puderam aprimorar suas habilidades na contratualização de parcerias intergovernamentais e parcerias público-privadas, bem como no desempenho no âmbito das organizações e dos programas de governo. A gestão dos instrumentos de controle no âmbito das organizações e dos programas governamentais também foi enfatizada.
“Essa parceria entre a FGV e os Ministérios foi de extrema relevância para fortalecer a capacitação dos servidores, preparando-os para enfrentar os desafios complexos que a administração pública demanda atualmente”, disse a executiva de contas Jussara Almeida.
O coordenador acadêmico do curso, Mauro Santos Silva, complementa a fala de Jussara ao ressaltar que "o sucesso do MBA foi determinado, primordialmente, pelo foco no desenvolvimento de capacidades para análise, desenho e implementação de soluções para problemas da agenda pública".