O desenvolvimento da liderança dentro da empresa

< Voltar

Notícias

01/06/2022

O desenvolvimento da liderança dentro da empresa

Como transformar gestores em líderes?

Um dos grandes desafios das organizações é transformar gestores em líderes. Para que a empresa cresça é preciso ter líderes à frente da equipe, compreendendo as suas necessidades e ajudando os colaboradores a realizarem seu potencial. Mas, na prática, a transformação de um gerente em um líder que engaja e é comprometido não acontece do dia para a noite. Essa transformação, geralmente, vem acompanhada de uma mudança de cultura na empresa.

Com mais de 25 anos de experiência em empresas de consumo e varejo nas áreas de Marketing, Trade Marketing e Comercial, doutor pela EAESP _ FGV, o professor da FGV In Company, Artur Motta coordena vários programas de educação corporativa. Segundo Artur, o líder é um profissional com função estratégica que precisa ter uma visão ampla da organização e do mercado e ter habilidade de integrar diferentes perfis para formar um time de alta performance.

O Prof. Artur coordena o programa “Líderes do amanhã” - um curso desenvolvido pela FGV IN Company em parceria com a Boston Scientific do Brasil líder global em soluções médicas inovadoras. O programa tem a duração aproximada de um ano e disciplinas como Liderança e Gestão de Pessoas, Marketing Analytics, Estratégia Competitiva e Finanças Empresariais.

De acordo com o Prof. Artur, uma das vantagens do curso é a flexibilidade para trabalhar com temas customizados de acordo com o interesse dos alunos e o momento da empresa. “O grande diferencial desse curso é que além de desenvolver competências, os profissionais realizam projetos temáticos que podem ser aplicados dentro da companhia”, explica. A primeira turma concluiu o curso em 2021 e vários projetos desenvolvidos ao longo do programa já estão em andamento na empresa.

O Presidente da Boston Scientific do Brasil Eduardo Verges explica que um dos principais objetivos do curso é desenvolver lideranças. “Nosso papel é aproveitar os talentos que temos para que eles possam aprimorar seus objetivos e propósitos de vida; e aqui, na FGV, temos os melhores professores e profissionais de destaque nas diversas áreas do mercado”. Eduardo, que é colombiano e trabalhou em outros países, conta que teve a oportunidade de conhecer a qualidade da FGV ao fazer um curso direcionado para CEOs na Escola. “Eu quero preparar nossos colaboradores para que eles possam ter oportunidades e serem recrutados para outras unidades da empresa fora do país”, explica.

Assim como Eduardo, a Diretora de Recursos Humanos da Boston Scientific do Brasil, Lilian Orofino, acompanhou a primeira aula presencial realizada no prédio da EAESP da FGV, em São Paulo. Lilian explica que o curso surgiu de uma necessidade de transformação na empresa. Segundo a diretora, era preciso investir nas pessoas e, por meio da educação, ajudá-las a pensarem diferente. “Quando temos profissionais com uma visão sistêmica, que olham a empresa como um todo, conseguimos otimizar processos e facilitar o fluxo de informação”.  Para isso, a empresa reuniu colaboradores de diversas áreas como vendas, recursos humanos, logística, finanças e marketing.

O professor da FGV Marcelo Marinho Aidar, que ministrou a disciplina de intraempreendedorismo no curso, ressalta a importância de se desenvolver uma mentalidade empreendedora no gestor. Segundo Marcelo, muitas empresas têm dificuldade em oferecer espaço para os colaboradores inovarem sem saírem do ambiente corporativo. “É um enorme desafio pois as empresas precisam ter essa cultura de inovação e nós professores somos facilitadores desse processo. O nosso objetivo é fazer com que o aluno aprenda o caminho para empreender”, conclui.

Quer saber mais como a Educação Corporativa pode transformar a liderança da sua empresa? Acesse aqui.