Notícias
Receita Federal apresenta trabalhos realizados pelos servidores em parceria com a FGV
O Seminário realizado, nos dias 23 e 24 de abril, em Fortaleza, reuniu os principais trabalhos produzidos pelos servidores que participaram dos cursos de pós-graduação oferecidos pela Receita Federal. Dos 17 trabalhos apresentados 6 são de alunos formados pela FGV. A seleção foi feita por curadores das áreas de negócio da RFB relacionadas aos temas dos trabalhos (Gestão do Crédito Tributário, Gestão do conhecimento, Gestão e Estratégia, Inovação, Tecnologia, Cidadania Fiscal, Aduana, Fiscalização, Atendimento).
Para a seleção dos trabalhos foram levados em consideração requisitos como o grau de aderência aos objetivos estratégicos da Receita, aplicação prática e sua governança regional, a abrangência, além dos benefícios e custos. Segundo Alexandre Vasconcelos, Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, e um dos organizadores do Seminário, o objetivo é promover a gestão de conhecimento dentro da instituição. “Nós reunimos 72 trabalhos (1 doutorado, 5 mestrados e 66 especializações) realizados pelos servidores em parceria com instituições de ensino do Brasil e do exterior. Deste total, 17 foram selecionados para serem apresentados e algumas das ideias desenvolvidas já estão sendo colocadas em prática na Receita”.
De acordo com Marcos Flávio Moraes, coordenador acadêmico do FGV In Company, o MBA Gestão Contemporânea foi criado exclusivamente para a Receita Federal, com foco nas necessidades organizacionais. O programa, contou com 5 turmas e possibilitou aos servidores o desenvolvimento de suas competências profissionais, que incluem entendimento, reflexão e ação no âmbito de três cenários: o mundo (o estado brasileiro), a Receita Federal e sua equipe de trabalho. “Os projetos resultaram em soluções alinhadas a realidade de trabalho, em as áreas ou atividades que precisavam ser aperfeiçoadas. Essa é uma característica dos programas de impacto desenvolvidos pelo FGV In Company”, finalizou.
Os trabalhos apresentados correspondem aos cursos realizados pelos servidores da 3ª Região Fiscal (CE, MA e PI), no período de 2020 a 2022. Para Aline Lima, Chefe da Divisão de gestão de pessoas na Superintendência da Receita, da 3ª Região, o MBA da FGV ajudou a desenvolver habilidades essenciais para o desempenho de seu cargo. “O programa aconteceu durante a pandemia, em um momento desafiador para a gestão de equipes. Com um conteúdo focado nas mais recentes práticas de gestão, estratégias de liderança e inovação, o MBA nos preparou para enfrentar os diversos desafios em um ambiente de trabalho em constante transformação”, concluiu.