MBA Executivo em PPPs e Concessões Sustentáveis
MBA Executivo em PPPs e Concessões Sustentáveis
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Para dúvidas e informações gerais sobre o curso: mbappp@fgv.br
Divulgação dos classificados - final
Divulgação dos classificados - preliminar
Edital
Retificação do edital
Cronogramas
Objetivos
Desenvolver uma Compreensão Abrangente das PPPs
Proporcionar aos participantes uma base sólida sobre todos os aspectos das PPPs, incluindo conceitos, estruturas e modelos operacionais, com ênfase em sustentabilidade, adaptação climática e governança ESG, preparando-os para entender e maximizar os impactos econômicos, sociais e ambientais.
Capacitar para a Escolha e Implementação de PPPs Sustentáveis
Equipar os alunos com a expertise para identificar, selecionar e implementar modelos de PPPs que equilibrem resultados econômicos e socioambientais, com foco em áreas críticas como energia renovável, saneamento e mobilidade urbana.
Desenvolver Liderança para Impacto Sustentável e Inclusivo
Preparar gestores para liderar projetos de PPPs que integrem inclusão social, responsabilidade ambiental e solidez econômica, oferecendo soluções que promovam desenvolvimento sustentável e benefícios concretos para a sociedade.
Habilitar a Gestão de Projetos de Grande Escala e Alto Impacto
Fortalecer a capacidade dos participantes para gerenciar projetos de PPPs de grande escala que gerem impactos significativos e duradouros para a população, com foco em práticas sustentáveis e governança responsável.
Aprimorar Políticas Públicas Baseadas em Evidências e Planejamento Estratégico
Promover uma compreensão profunda de políticas públicas orientadas por evidências e desenvolver habilidades de planejamento estratégico, monitoramento e avaliação para a condução eficaz e sustentável de PPPs ao longo de seu ciclo de vida.
Capacitar Gestores Públicos para Inovação e Colaboração em PPPs
Capacitar gestores(as) públicos(as) subnacionais para o desenvolvimento de soluções sustentáveis, inclusivas, com base em evidências e inovadoras nas PPPs e concessões para enfrentamento dos desafios contemporâneos integrando práticas de cocriação e inovação e promovendo a colaboração com o setor privado.
Diferenciais
- Múltiplo formato de aprendizado (presencial, virtual síncrono e assíncrono)
- Currículo robusto e interdisciplinar que integra conhecimentos jurídicos, econômicos e operacionais com práticas inovadoras
- Capacitação de gestores públicos a liderarem iniciativas que promovam impacto positivo, social e ambiental, enquanto fortalecem a governança pública e a eficiência na alocação de recursos
- Curso baseado em estratégias de aprendizagem ativa, tendo o aluno como protagonista
- Construção e alinhamento do projeto com a equipe do Banco do Brasil
- Acesso completo às plataformas digitais da FGV
Processo Seletivo e Inscrições
Para garantir uma ampla representatividade e impacto, o processo de seleção para o MBA, além dos critérios estabelecidos no edital, prioriza a diversificação geográfica e a inclusão social. Para isso, serão acrescidos de nota os seguintes critérios no processo seletivo:
Diversificação geográfica
-
Balanceamento territorial e social, para assegurar diversidade e inclusão social na representação de todas as regiões do país.
Inclusão
-
Entidades cujas equipes tiverem entre seus integrantes mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+ ou com deficiência.
1. Entidades - Indicação dos candidatos e detalhamento do pré-projeto
Requisitos
• A candidatura da entidade subnacional é de responsabilidade do/a representante legal da entidade (Governador/a, Prefeito/a, Secretário/a, Diretor/a ou equivalente) e dos/as agentes públicos/as por ele/a indicados/as;
• O/A responsável pela entidade é quem deve iniciar o processo de inscrição e indicar os/as agentes públicos/as que cursarão o MBA;
• A equipe indicada deve ser composta por pelo menos três agentes públicos/as com curso superior, sendo pelo menos um/a (1) servidor/a ou empregado/a público/a efetivo/a, cada um/a com especialidade específica nas áreas jurídica, econômica e operacional, conforme descrito no edital;
• O/A responsável pela entidade deve, no ato da inscrição, enviar obrigatoriamente um pré-projeto de PPP ou concessão a ser desenvolvido pela equipe durante o curso;
• O/A responsável e representante legal da entidade deve enviar uma carta formalizando o comprometimento em desenvolver o projeto de PPP ou concessão;
• Os/As agentes públicos/as são responsáveis pelas inscrições individuais e pelo envio de suas documentações;
• A inscrição só estará completa quando os formulários de entidade e de todos os/as agentes públicos/as indicados/as forem devidamente preenchidos. Na ausência de preenchimento de algum dos formulários obrigatórios ou do envio da documentação solicitada, a entidade e toda a sua equipe estarão desclassificadas.
Documentação - processo seletivo
• Carta de Compromisso da Entidade Subnacional
Os(as) candidatos(as) individuais deverão enviar:
• Diploma ou comprovante de conclusão do curso de maior titulação
Outros documentos serão solicitados no momento da matrícula, conforme previsto no edital.
Instruções
Etapa 1: Pré-cadastro
O pré-cadastro deve ser realizado pelo/a responsável pela candidatura da entidade.
Após esse cadastro, o/a responsável pela candidatura receberá um e-mail com os links para dar prosseguimento na inscrição.
Etapa 2: Indicação da equipe e inscrição da entidade
O/A responsável deverá preencher os dados dos dois (2) links recebidos no e-mail após o pré-cadastro: (a) indicando pelo menos três (3) agentes públicos(as) respeitando os critérios estabelecidos no item 6, ou seja, pelo menos um/a (1) candidato/a para cada especialidade e (b) respondendo às questões referentes à capacidade administrativa e de compromisso da entidade e os campos referentes ao pré-projeto.
Etapa 3: Inscrição individual dos(as) agentes públicos (as)
Nesta etapa, cada agente público(a) indicado(a) pelo(a) responsável da entidade (Etapa 2, item “a”) receberá em seu e-mail (indicado no item “a” da Etapa 2) um link para o preenchimento de suas informações.
Atenção! A inscrição é considerada completa e válida somente quando todos os formulários forem devidamente preenchidos pelo(a) responsável da entidade e por todos os(as) agentes públicos(as) indicados(as), incluindo o envio dos arquivos solicitados no formulário. Caso não ocorra os devidos envios ou a entidade e os indivíduos não seguirem os critérios do edital, a inscrição é considerada inválida.
2. Inscrição Individual dos Candidatos Indicados
Nesta etapa, cada agente público(a) indicado(a) pelo(a) responsável da entidade receberá em seu e-mail (indicado pelo(a) responsável da Entidade) um link individual para o preenchimento de suas informações.
Perguntas Frequentes
Programa de pós-graduação lato sensu destinado a capacitar profissionais da administração pública direta e indireta, estadual e municipal, no desenvolvimento, estruturação e gestão de projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões sustentáveis.
Capacitar profissionais no desenvolvimento, estruturação e gestão efetiva de projetos de PPPs e Concessões Públicas sustentáveis, alinhados aos princípios de ESG.
Entidades da administração pública direta e indireta, estadual e municipal, que demonstrarem compromisso e condições de desenvolver projetos de PPPs e concessões sustentáveis.
Os critérios incluem a qualificação da equipe, a capacidade e o comprometimento da entidade em implementar PPPs e Concessões sustentáveis, e a apresentação de um pré-projeto de PPP ou concessão.
Não para os participantes selecionados. O programa é integralmente financiado pelo Banco do Brasil, mas as entidades devem estar preparadas para arcar com despesas de deslocamento e hospedagem para atividades presenciais.
Por meio do preenchimento do formulário de inscrição, envio da carta de compromisso e indicação de profissionais qualificados conforme os critérios especificados no edital.
Comprometimento formal da entidade em desenvolver projetos de PPPs e concessões sustentáveis, indicação de no mínimo três profissionais qualificados e apresentação de um tema de interesse em PPPs factível de implementação.
A equipe deve ser composta por profissionais com formação específica em áreas econômico-financeira, operacional e jurídica, com experiência relevante comprovada.
Além da isenção de pagamento do curso, os participantes receberão capacitação prática e estratégica em PPPs e Concessões sustentáveis e, ao concluir com sucesso, o título de Especialista em PPPs e Concessões Sustentáveis pela FGV.
Não necessariamente. Entidades sem experiência prévia em PPPs, mas com um forte interesse em desenvolver projetos nesta área, também são encorajadas a se candidatar. Experiências em licitações de alta complexidade podem ser consideradas como alternativa.
A seleção se baseará na análise dos documentos submetidos, na qualidade e relevância do pré-projeto de PPP ou Concessões, e na avaliação da equipe proposta pelas entidades.
Todos os aprovados receberão a partir do dia 12.03.2025 um comunicado com as instruções para a realização da matrícula.
Ter no mínimo 75% de presença e obter no mínimo nota 7,00, em cada disciplina e no trabalho de conclusão do curso. É necessário ser aprovado nos dois quesitos. Se não for aprovado, realizará a carga horária perdida integralmente.
A contabilização da frequência do aluno é realizada por meio de relatórios extraídos da ferramenta de web conferência (Zoom, Teams ou qualquer outra ferramenta) e é de inteira responsabilidade do aluno participar das aulas e estar com nome e sobrenome registrados na ferramenta de web conferência para o cômputo da frequência.
Sim. Porém, o aluno só pode perder até 32% da carga horária total do curso. O cumprimento dessa pendência deve ser realizado após a conclusão do curso e o ônus financeiro referente ao cumprimento é de responsabilidade do aluno.
Se a sua nota final for entre 5,00 e 6,90, você terá o direito de realizar uma Verificação Suplementar, porém a nota dessa prova/trabalho não será maior que 7,00. A nota da VS substitui integralmente a nota anterior, porém, se a sua nota for abaixo de 5,00 estará reprovado automaticamente na disciplina.
Após a realização da sua matrícula você terá acesso ao portal do aluno onde consta o ícone “atendimento”. Lá, você pode abrir um ticket direcionado a “central de relacionamento FGV in Company” e apresentar suas dúvidas. O prazo para resposta é de até 05 dias úteis.
Após a conclusão da sua matrícula (preenchimento do link que será enviado aos aprovados no processo seletivo).
Após a realização da sua matrícula você terá acesso ao portal do aluno onde consta o ícone “eClass”. Você entrará na disciplina escolhida e na pasta “Conteúdo” encontrará o material disponibilizado pelo professor.
Após a realização da sua matrícula você terá acesso ao portal do aluno onde consta o ícone “secretaria”. Entrar no ícone e clicar em “frequências e notas”.