FGV Online utiliza metodologias ativas para promover um aprendizado profundo e efetivo

< Voltar

Notícias

12/05/2021

FGV Online utiliza metodologias ativas para promover um aprendizado profundo e efetivo

Além de implementar novas formas de aprendizagem, a implantação de metodologias ativas exige novas formas de avaliação, que enfoquem menos memorização e reprodução e valorizem mais o domínio do conteúdo aplicado a novas situações

Cada vez mais populares, as metodologias ativas surgem como uma alternativa às tradicionais formas de transmissão de conhecimento, destacando o papel do estudante como participante ativo e consequentemente protagonista no processo de aprendizagem.

Os cursos do FGV Online oferecem diversas estratégias de aprendizagem ativa, como:

  • Problem based learning (PBL) ou project based learning.
  • Webinars com temáticas transversais.

E ainda, disciplinas exclusivas, recheadas de desafios, network e desenvolvimento de soft skills.

  • Business challenge.
  • ARGo – alternative reality goals (Argo).

A ideia central dessas diferentes estratégias é que, ao expor os alunos a um ambiente participativo e colaborativo, no qual trabalham em grupos para resolver problemas concretos por meio de debates e produção de conteúdo, ou para superar etapas de um jogo, a escola proporcionará as bases de um aprendizado profundo e eficiente, a fim de que, posteriormente, o estudante seja capaz de utilizar modelos, teorias e instrumentos aprendidos para propor soluções inovadoras a problemas complexos e desconhecidos.

A posição não mais de espectador, e sim de participante ativo na aquisição de conhecimento, prepara o aluno para enfrentar os novos desafios impostos por um mundo imerso em tecnologia e que muda rápida e constantemente. Assim, é importante desenvolver um conjunto de habilidades, que vão desde a capacidade de investigação, comunicação, reflexão e pensamento crítico até colaboração, resiliência, responsabilidade e proatividade, de modo que os profissionais em ação sejam capazes de lidar com questões dentro ou além de suas fronteiras territoriais, culturais e de linguagem cada vez menos demarcadas.

Além de implementar novas formas de aprendizagem, a implantação de metodologias ativas exige novas formas de avaliação, que enfoquem menos memorização e reprodução e valorizem mais o domínio do conteúdo aplicado a novas situações.

Conheça os cursos do FGV Online: https://educacao-executiva.fgv.br/cursos/online